O NOSSO ANO NO JAPÃO ( e o futuro do nosso trabalho )

(tradução livre do artigo escrito e publicado pela fbf, aqui: Fortunate Blessings @ Japan)



Ao aproximarmos-nos do fim de 2011…
… restam poucas duvidas de que os trágicos eventos no Japão moldaram a maioria dos esforços por parte das organizações internacionais de ajuda humanitária - providenciado respostas de emergência a nível de alimentação, água e abrigo para aqueles em necessidade. Tal como havíamos feito no passado, demos seguimento às suas respostas quando foi o tempo adequado de dar protecção à saúde mental e conforto aos corações das crianças. A qualquer lugar onde nos dirigimos, encontrámos centenas de garças em origami - como os da fotografia - enfeitando escolas e centros comunitários. Constantemente fomos recordados do amor e apoio vindo de todos os cantos do mundo.

Dando seguimento ao sucesso das nossas intervenções em Maio em diversas comunidades no Japão, regressamos ao terreno a meio de Outubro passando duas semanas com organizações de voluntários que continuam a prestar o seu apoio em zonas próximas de Fukushima. Tal como durante a primeira missão, demos formação a profissionais de saúde, enfermeiras, orfanatos, centros comunitários, pais e professores - com os nossos protocolos que ajudam crianças a lidar com traumas resultantes das desastrosas consequências do tremor de terra e tsunami de 11 de Março. Estamos seguros que nos nossos esforços reduziram dramaticamente o impacto da DSPT (Distúrbio de Stress Pós-Traumático) em crianças por termos actuado antes que as suas feridas se transformassem em cicatrizes de longa vida.


O nosso objectivo com as campanhas de angariação de fundos em 2011 não era apenas o de cobrir as nossas despesas relacionadas com a resposta ao Japão, e sim também o de constituir uma reserva de fundos para poder dar rápida resposta a qualquer futuro incidente. Infelizmente, apenas conseguimos alcançar o valor mínimo para as despesas deste próximo inverno dando resposta às operativas despesas quotidianas. Quando um novo evento ocorra, seremos novamente forçados a colocar em atenção o nosso trabalho, chamando mais uma vez o apoio de patrocinadores e amigos para nos ajudarem em novos esforços - a menos que consigamos ir recheando a nossa conta de reserva. Toda a ajuda é bem-vinda.

Para que possamos levar a cabo o nosso trabalho, o seu apoio é essencial na ajuda a cobrir os custos das formações que oferecemos gratuitamente a todos os participantes. Com a chegada ao fim do ano de 2011, mais uma vez sublinhamos a possibilidade de serem parte da causa e servindo-se da nossa plataforma de donativos. Os donativos podem chegar até nós via Paypal (seguindo o link no botão vermelho na barra lateral esquerda), via cheque, dinheiro ou transferencia bancária.


Graças ao vosso suporte no passado, podemos relatar estrondosos sucessos: os nosso esforços beneficiaram mais de 35.000 crianças no Sri Lanka, após o tsunami em 2004; 40.000 crianças em Java, após o tremor de terra em Bantul; assim com mais de 4.000 crianças em Samoa em 2009.
O custo estimado por criança ronda menos de 4 cêntimos e menos de 5% do valor angariado serviu para pagar despesas administrativas. Em 2011 trabalhamos com cerca de 500 crianças, trabalhamos e demos formação mais de 200 enfermeiros, assistentes sociais, centros comunitários, voluntários, pais, … Os nossos materiais traduzidos para japonês circularam em larga escala, através de manuais impressos e ligações na internet. Para além disso, a nossa presença no Japão foi reconhecido e louvada por diversos canais de comunicação - incluindo entrevistas na TV e artigos de jornais sublinhando a importância e singularidade da nossa abordagem e sucesso.


Como resultado deste trabalho, fomos novamente convidados para regressar ao Japão no próximo ano - patrocinados por uma das Universidades da região de Sendai - que oferece aulas a quem continua de forma regular a dar resposta às necessidades decorrentes do desastre. Esta colaboração internacional e proposta de estudos irá coordenar os serviços de voluntariado junto de pessoas desalojadas, que vivem em situação precária e temporária, onde o nosso treino em saúde mental é de vital importância.
Estamos também a formular um inovador projecto para dar resposta e reverter os efeitos nocivos da exposição à radiação, através da nossa associação a inúmeros centros de saúde. São extraordinárias notícias para nós e sublinham o nosso compromisso com as crianças e famílias no Japão.

Poderá dedicar um momento a esta causa e ajudar-nos a suportar o nosso trabalho, de modo a que possamos estar totalmente preparados na resposta aos desafios do futuro? Espreite o nosso novo site com uma plataforma através da qual pode ver como os seus donativos são aplicados no Japão.
Neste período em que dedicamos agradecimentos à nossa família e amigos, esperamos que considere uma especial atenção à nossa causa - que seja merecedora do seu apoio.


Um agradecimento especial pela sua dedicação em transformar o mundo em melhor.
Votos de um saudável e feliz 2012.

William Spear
President and Founder


A Fundação Fortunate Blessings é uma organização sem fins lucrativos, não-religiosa, dedicada à educação inovadora para o bem-estar, promovendo a integridade e vitalidade através de práticas alimentares e estilo de vida, para o alcance de harmoniosos e ecologicamente viáveis espaços de vivência, ambientes de trabalho e espaços públicos, e, numa escala mais global, para proporcionar o alívio de trauma após catástrofes naturais.

No comments:

Post a Comment