Atravessando a prefeitura de Fukushima


(tradução livre do artigo escrito e publicado pela fbf, aqui: Fortunate Blessings @Japan)

Muitos dos nossos amigos e familiares estavam compreensivamente preocupados com a nossa exposição perante a radiação durante o nosso regresso ao Japão.

Obviamente, desde antes da nossa chegada, seguimos uma consciente dieta macrobiótica com predominância no consumo de sopa de miso, e uma atenta exclusão de açúcar e fruta. Como prevenção, adquirimos bons detectores de radiação que nos acompanham desde Maio, em cada etapa deste processo.


Relembrámos a sensação estranha sentida nas primeiras vez que atravessamos as zonas afectadas em Maio, tendo-nos dado conta da presença da radiação que atingiu o pico quando nos dirigíamos para norte de Tokyo, passando a oeste da central nuclear de Daiichi.

Nesta viagem, seguindo mais ou menos o mesmo percurso, a presença da exposição perante a radiação foi menos sentida; na verdade, a dose cumulativa de radiação a que desta vez nos expusemos até agora equivale a cerca de duas radiografias dentais (algo a que não tenho sido submetido nos últimos 5 anos, o que talvez ajude a equilibrar as coisas!).

O dosímetro praticamente atingiu o seu pico em 0.07mR/h, para quem acompanha estes valores. Há locais em Tokyo e áreas suburbanas que apresentam valores de 0.79mR/h que somam aos nossos valores de exposição acumulada.


Resumindo: estamos seguros, bem alimentados, sopas de miso diárias, bastantes algas, nori que-se-derrete-na-boca, e em presença atenta para com as cerca de 90.000 pessoas que foram obrigados a mudarem-se para casas temporárias - fruto da constante radiação que continua a ser libertada pela central nuclear.


O workshop em Sendai, no Hachihonmatsu Community Center será o nosso próximo destaque no blog.

Para acederem a imagens desta formação, acedam ao link Global Outreach no menu do lado esquerdo e depois em Images na linha de links no topo da página.

W.S.



Este artigo foi publicado a partir de um equipamento carinhosamente cedido pela TBstore


No comments:

Post a Comment